Parabéns à Rede pelo Conhecimento Livre!

A Open Knowldege Brasil vai receber 500 mil reais para desenvolver o projeto Gastos Abertos, que vai expandir o uso de aplicativos que facilitam a visualização de gastos público no Brasil todo. A Open Knowledge Brasil – Rede pelo Conhecimento Livre – foi fundada há menos de um ano aqui, e esse é seu maior, mais não único projeto em andamento, todos envolvendo a busca por mecanismos para que todos possam criar e disseminar conhecimento livremente. O projeto que coordeno, por exemplo, vai buscar trazer para o debate público as posições dos candidatos nas eleições de 2014 quanto à privacidade, transparência governamental e liberdade de expressão.

O apoio ao projeto Gastos Abertos veio do Desafio de Impacto Social Google, que premiou os 10 melhores projetos – procurem ver os projetos pois são todos mesmo excelentes! Dentre esses, 4 projetos receberão um milhão de reais. Esse prêmio mostra que há espaço para mudar o Brasil com a tecnologia, com o apoio do setor privado, e principalmente com o entusiasmo de gente jovem que se empenha em fazer o melhor e acredita em transformação. Eu mesma votei em um segundo projeto do Desafio, que vai popularizar o crowdfinancing no Brasil: um projeto que reforça a cidadania e o comprometimento com causas sociais, públicas, em nosso país. É possível colaborar; essa é a mensagem que recebo desta premiação.

Em meio a essa alegria tenho que notar também que mais uma vez encontrei meu campus inutilizado para o ensino, ou seja, para a disseminação de conhecimento, na mesma semana do prêmio. Em posts anteriores, apontei causas e soluções. Mas aqui faço apenas o registro de que a universidade, seja por questões ideológicas, corporativas, de gestão, ou simplesmente pela decisão consciente e deliberada de seus membros, que é uma hipótese que nunca considerei e que aqui lanço pela primeira vez, estamos por fora. Por fora do que está ocorrendo de novo e dinâmico nesse Brasil em mutação, no meio de uma revolução nas comunicações e nos modos de agir político. Estamos, talvez deliberadamente, contra a disseminação do conhecimento.

Queria também dizer obrigada a todos os que clicaram no nosso projeto, e aos que clicaram nos outros projetos também! Parabéns à equipe do Google, parabéns à Rede pelo Conhecimento Livre, e parabéns à equipe do Gastos Abertos. Parabéns antecipado a todos que vão construir o projeto Gastos Abertos, aos gestores públicos que vão facilitar sua implementação e principalmente a todos os brasileiros e brasileiras, jovens ou idosos, catedráticos ou curiosos, que vão usar os aplicativos para conhecer melhor esse Estado brasileiro que é de todos nós! E parabéns também à comunidade universitária que luta, a cada dia, para dar e ter aulas, para ir além do que sabemos hoje, para compreender esse país e buscar formas de aprimorar o que já é, sem ufanismo, muito bom!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s