Água só para 2 meses, veja a conta

O fundamental dos números publicados sobre o Cantareira é que são obscuros, de difícil compreensão. Eu chequei vários sites e ainda não entendi exatamente qual o montante total, quanto temos ainda para usar, quanto usamos diariamente. Se essa é a intenção dos governantes, parabéns. Se for outra, falta fazer a lição de casa.

O que eu entendi: Houve uma mudança anterior a 2014, mas não consegui encontrar novamente. Em 2014 houve duas mudanças de cálculo. Parece que temos, somando o valor total de armazenamento com o volume morto 1 e 2, algo como 1270 bilhões de litros de água. Será que tudo é utilizável? Mas vamos com esse número.

Hoje, estamos com 7,4% de água. Essa porcentagem é sobre o valor acima? Não está claro para mim, se é sobre esse valor ou sobre apenas o valor de armazenamento sem o morto. Digamos que seja sobre o valor total, sobre os 1270 bilhões e não sobre os 982. Se alguém souber, me diga.

Isso dá apenas 94 bilhões de litros. Nossa caixa d’água no Cantareira. Se alguém achar algum erro, me diga. Em dezembro, a saída de água está sendo de 19 mil litros por segundo, o que dá 1,64 bilhão de litros por dia.

Bom, temos água para 57 dias. Repito: água para 57 dias. A conta é a seguinte, se vocês quiserem repetir.

(1270 bilhões de litros x nível do reservatório)/ (Vazão litros por segundo x 86400/1000000000)

Simplificando um pouco, assumindo que vamos cair o uso para 17,4 mil litros por segundo, temos o seguinte:

1270 bilhões de litros x nível do reservatório / 1,5 bi li por dia. Dá 63 dias.

Simplificando mais ainda, cada ponto percentual do Cantareira corresponde a 12,7 bilhões de litros e 8 dias e meio de água.

Resumo: se eu não fui engambelada pelas contas da Sabesp, cada ponto percentual do Cantareira corresponde a pouco mais de uma semana de uso de água. Essa é a conta? Não sei. Se não for essa, é outra pior.

Adendo: o melhor talvez seja pensar direto em bilhões de litros. Cada ponto percentual corresponde a 12 bilhões de litros. E a vazão é algo em torno de 1,5 bilhões diários.

Vazão: 10 mil litros por segundo equivale a 0,85 bilhões de litros diários.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s