Itamar Franco: mais um mineiro que orgulha o Brasil!

Quando Itamar faleceu não teve muito auê, o que na época me entristeceu. É que não valia a pena lembrar o papel de Itamar nem na reconstrução democrática nem em sua primeira crise importante, durante o governo Collor.
Era melhor enaltecer um outro vice-presidente, esse anódino, inexpressivo, sem grandes contribuições ao país, que na mesma época também faleceu.
Itamar foi parte da oposição legal, aberta e corajosa ao regime militar, cuja importância hoje a ideologia vigente quer diminuir. Fez isso ao lado de muitos. Jovens, leiam a respeito, entrem na biblioteca e leiam livros sobre a época. Leiam Gaspari.
Quando assumiu a presidência da República, depois do impeachment de Collor, deu-se sua maior contribuição, abrindo as portas para um governo de união nacional, que incluiu Fernando Henrique, até então apenas um senador, candidato derrotado a prefeito, humilde aspirante a um ministério de Collor, e Erundina, que por isso foi expulsa do PT.
Fernando Henrique cresceu durante esse governo de um modo surpreendente. Ele realmente se superou, implementando o plano Real para o qual teve o apoio e o aval do mineiro, e depois se elegendo presidente da república.
Não há como superestimar o papel de Itamar Franco, que salvou o Brasil de um desastre para o qual havia caminhado com a radicalização das eleições presidenciais de 1989, onde tínhamos como três principais opções três entusiasmados adeptos do quanto pior, melhor: Collor, Lula e Brizola.
Covas, o melhor candidato, chegou em 4º lugar. Ulisses teve pouquíssimos votos.
Itamar abriu as portas do governo para “pessoas de bem”, como está na moda dizer. E essas pessoas deram o melhor de si, se superaram. O resultado foi a estabilidade política e econômica cujos frutos ainda estamos colhendo, apesar de já estarem minguando.
Depois, ele ficou chateado com não ter tido o crédito que de fato merecia. Então aqui dou eu o crédito a mais um mineiro que fez o Brasil ser a potência que é hoje!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s