Por que voto em Aécio Neves para Presidente do Brasil

Uma amiga me viu com o adesivo do Aécio no peito e perguntou se eu votaria nele por ser o menos ruim. Esse post é para dizer que voto em Aécio pois acredito que ele seja o melhor candidato que tivemos à Presidência da República desde 1994.

Em 1998, ao invés da reeleição, deveríamos ter lançado José Serra, que com seu desenvolvimentismo retrógrado teria talvez impedido o fortalecimento da idéia de que o PT tinha algo a contribuir ao país, uma idéia errônea como sabemos. Eleitores mais facilmente ludibriados pela idéia de que o Estado é onipotente teriam uma alternativa democrática em José Serra, que atenderia o que queríamos na época: um pouco mais ênfase no social, menos nos ajustes econômicos.

De certa forma, a reeleição é o padrinho de Lula em 2002. Já em 2006 e 2010 apresentamos candidatos com pouco o que dizer, pois ou não disputavam absolutamente nada, como é o caso de Alckmin, um bom zelador para São Paulo enquanto não surge algo melhor, ou disputavam o espaço do intervencionismo estatal já ocupado pelo PT. No plano político e ético, entretanto, não há como comparar Serra, um sujeito honesto para o padrão do político nacional e comprometido profundamente com a democracia, e uma quadrilha sem escrúpulos apenas enfeitada por alguns trouxas, incluindo honrados senadores da república.

Agora, não. Agora o PSDB retomou a social democracia de Fernando Henrique, que no meu entender é o liberalismo latino-americano mesmo que o professor da Sorbonne tenha pudores em chamá-lo pelo nome adequado. Liberalismo na América Latina é isso, é Fernando Henrique e Aécio Neves: a idéia de que num país com desigualdades podemos usar políticas públicas para ajudar quem quer crescer e contribuir com o país. O Estado não deve atrapalhar nem salvar, pois o cidadão não precisa de quem o salve: dadas as oportunidades, ele caminha sozinho, de queixo erguido e ainda dando a mão para quem precisa. Criar oportunidades para construirmos juntos um país melhor.

Essa é o pensamento de Aécio, é o meu também e por isso voto nele tranquila como nunca estive. É um voto maduro e pensado, de uma professora e escritora, ou seja, de alguém que pode às vezes se enganar aqui e ali mas conhece as pessoas e os modos de pensar. Aécio foi franco ao dizer que quer governar com equipe. Ele não quer passar as magrugadas “micro-managing” o terceiro escalão do governo. Ele vai delegar e delegar para gente grande que vai aceitar cargos, pois vai ter confiança dos propósitos da gestão. Vai usar o seu tempo negociando com o congresso, com os partidos, com o sistema político que não vai desaparecer – e com todos os defeitos é bom que não desapareça – de um dia para o outro.

Você conhece Brasília, como pergunta o palhaço deputado? Pois é, é preciso conhecer, falar, tomar café. Brasília representa o Brasil. Em Brasília está o deputado absolutamente sem recursos para representar ninguém mas que pelos votos representa seus eleitores e o presidente deve o respeitar e o receber com honras. Pois o deputado do rincão é o Brasil e é a democracia que construímos com esforço desde a criação da Câmara de S. Vicente no século XVI.

Aécio não tem nojo da democracia, como o PT. Não acha que negociar, convencer, bajular, dar abraço é coisa burguesa que pode ser substituída por uma mala repleta de sestércios. Aécio viu o avô, que ele respeitava imensamente, fazer política e ele faz política sem pudor. Pois política – e não ideologia – é a base da democracia. E eu voto em Aécio por isso. Eu mesma, vocês me conhecem, eu não sou política. Eu sou pelos princípios rígidos e pela crítica feroz, eu gosto das polêmicas, e eu tenho um espaço nesse Brasil, um espaço que eu quero continuar tendo e quero que os jovens continuem tendo por muitas gerações.

Aécio viu o avô fazendo política durante a ditadura militar no Brasil, e viu o avô ser eleito presidente do Brasil durante a ditadura. Aécio acredita que a política serve para os tempos de bonança e de crise, e é nele que vou votar.

Vou votar nele para que gente como eu possa continuar exercendo o seu papel, num país economicamente pujante, culturalmente plural, regido por regras claras e solidário com quem quer contribuir socialmente. E vou votar sem dúvida alguma de que ele é, como disse, o melhor candidato que o Brasil já teve desde 1994!

Anúncios

Uma resposta em “Por que voto em Aécio Neves para Presidente do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s