“Barraca da Helô” na feira do Pacaembu

Foi na feira do Pacaembu que dei minha melhor aula, numa quinta-feira pela manhã. Levei os alunos de economia da Faap para sentir o que era um mercado, e foi simplesmente maravilhos. Já contei essa história no blog.

Mas a feira anda chocha que só vendo. Acho que devemos salvar as feiras, não apenas por saudosismo, mas por serem uma coisa genial de São Paulo. A regularidade, a relação com os feirantes, com os outros compradores. E as conversas com o Dante na feira da Luminárias? Com o Jaime na feira da Vila Madalena?

Todos os feirantes que conheço da Luminárias, que me dão saudades agora em Higienópolis? A brava dos temperos, a doce do alho que sempre pergunta da Terezinha, as irmãs do peixe, o açougueiro, a banca do Ernani que infelizmente faleceu, enfim, a gente cria uma relação com a feira, que inclui tudo. Inclusive os produtos. O tempero da brava por exemplo não encontrei igual. A banca do Ernani ainda não substituí. A feira é um lugar social importante, numa cidade carente de lugares.

Meu plano é o seguinte:

Botar uma banca em cada feira, que aceita cartão e vale alimentação. Essa banca te daria vales, como numa feira de alimentação você compra vales, sabe? Como numa quermesse. Com esses vales, você faria a feira. E ao final do dia, o feirante vai nesta banca, devolve os vales e um depósito bancário seria feito em sua conta.

Entendeu a lógica? A gente poderia gastar a porcaria do vale alimentação com comida de verdade! E os feirantes não sofreriam tanto a concorrência das grandes empresas de distribuição.

Quem faria essa banca de vales? Poderia ser o prefeito. Poderia ser um empresário que cobraria uma porcentagem. Poderia ser os próprios feirantes que se organizariam.

Enfim, a idéia é essa, se alguém usar apenas coloque na frente: “Barraca da Helô”. Não cobro nada, apenas quero ser vista como feirante, pois ando com um pouco constrangida de me apresentar como docente grevista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s