Eu gostaria de escrever um artigo mais longo sobre a situação em Israel, mas estou realmente sem tempo. Então escrevo apenas um outline.
1. Muitos atores que insuflam o conflito entre israelenses e palestinos estão ocupados com outros assuntos, o que é uma grande oportunidade para esses dois países.
2. As duas sociedades cresceram em torno deste conflito, e mesmo que ele tenha perdido o significado geopolítico, é dificíl acostumar-se com a idéia de existir sem ele.
3. Os crimes e agressões das últimas semanas são expressões internas das duas sociedades, e existe a possibilidade de que essas sociedades reconheçam isso.
4. Os novos meios de comunicação dão ferramentas para o cidadão comum dos dois países que podem ser usadas para atiçar a violência ou buscar o diálogo.
5. Manter o império da lei é fundamental nesse momento, responsabilidade que recai em larga medida sobre a justiça e as forças de segurança israelense.
6. Os amigos de Israel apóiam as medidas do governo israelense que buscam a justiça e as iniciativas da sociedade israelense de buscar o diálogo e a coexistência com o povo palestino.
7. Não agem no melhor interesse do povo israelense os que divulgam notícias sensacionalistas, espalham preconceitos e justificam o uso indiscriminado da força.
8. O caráter interno desse conflito pode servir, se pensarmos com otimismo, como um estímulo para a sociedade israelense em sua busca, cuja persistência as pesquisas indicam, por uma resolução do conflito com seus vizinhos palestinos.