Mensagem aos alunos

Escrevi essa mensagem aos meus alunos, mas como pode servir para outros também, resolvi postar.

Alunos,

Nessa semana 13 e nas 2 próximas (14 e 15) não teremos atividades, para que vocês possam fazer os trabalhos, a serem postados na semana 16, quando começam as apresentações (semanas 16 e 17), após o que eu lanço as notas (semana 18). Caso haja alteração no calendário da faculdade, eu estenderei o prazo de postagem do trabalho e reenviarei as notas à seção de graduação; note que não posso garantir nem que haja alteração de calendário nem que a seção de graduação aceitará as novas notas.

Minha recomendação em situações como a que enfrentamos é sempre continuar o trabalho, da forma que for possível. Com algumas adaptações, todos os trabalhos podem ser executados e é isso o que eu recomendo que vocês façam. Mas o trabalho de uma disciplina apenas não vai ocupar todo o tempo livre de vocês. Lembrem-se que a greve ocorre apenas na Unesp de Marília; o mundo não parou e muito menos o tempo.

A capacidade de se abrir a coisas novas, explorar áreas desconhecidas de conhecimento, não é algo que mantemos por toda a vida. Mesmo para as mentes mais lúcidas e ativas, ganhamos experiência e perdemos capacidade de aprendizado ao longo da vida. Aproveitem esse tempo que vocês têm, que é único, e explorem novos cursos, no Coursera ou em outras plataformas, leiam livros que vocês sempre quiseram ler e foram adiando, ou aprendam uma nova língua.

Explorem também novas atividades: realizem trabalhos voluntários, procurem passar tempo numa cidade com dinamismo cultural, ou inscrevam-se em algum curso de teatro. Evitem ao máximo a acomodação na rotina de férias, pois, como disse, vocês precisam muito desse tempo. A greve em algum momento vai acabar e com ela qualquer ilusão que vocês porventura tenham com relação a ela.

Aí o que vai ficar é a realização de ter usado o tempo para explorar algo novo ou a frustração; novos amigos e relações que vocês estabeleceram ou a frustração; perspectivas que se abriram nessa busca individual ou coletiva ou a frustração. É chato deixar com vocês a responsabilidade de explorar o mundo, pois ela é minha por profissão. Mas na ausência de alunos no campus, só tenho mesmo essa mensagem para dar.

Heloisa

Anúncios

2 respostas em “Mensagem aos alunos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s