Para fornecer subsídios a uma discussão sobre o currículo de ciências sociais na Unesp de Marília, fiz um esboço de uma proposta curricular, muito baseada na proposta de curso novo que havíamos feito anteriormente, que pode ser encontrada aqui.
O esboço desta proposta de curso de ciências sociais mantêm os pilares da proposta do curso novo. De modo resumido, esses pilares seriam:
Interdisciplinaridade: Isso seria obtido com a flexibilização curricular e aproveitamento de disciplinas oferecidas por outras unidades de Marília e da Unesp, sendo que os alunos teriam farta escolha de disciplinas. Veja que essas escolhas não seriam apenas horizontais, mas também verticais. Ou seja, permitiríamos aos alunos que cursassem disciplinas avançadas de seu interesse.
Concentrações: Os alunos poderiam optar por concentrações de estudo já no início do curso, tendo aí que obter um número mínimo de créditos naquela concentração. Isso daria estrutura ao curso. As concentrações poderiam ser as tradicionais (Antropologia, Política, Sociologia) ou poderíamos pensar em novas concentrações (Meio ambiente, sociedade comunicativa) caso conseguíssemos ampliar a oferta de novas disciplinas.
Concretude: Os alunos veriam desde o início onde iriam chegar com o curso. Poderiam escolher entre diversas formas de conclusão de curso: monografia, estágio, ação social ou estágio docente, atendendo assim aos desejos de um número maior de alunos e mantendo o interesse pelo curso ao longo dos quatro anos.
Na tabela anexa colocamos apenas 6 colunas, mas novas colunas com disciplinas poderia ser incluída conforme a necessidade e a contratação de professores de novas áreas, dando dinamismo ao curso.