o Brasil não conhece o Brazil

Hoje não vai dar pra caprichar no texto, só queria falar em voz alta mesmo enquanto vejo a novela. Quando é que o Brasil se americanizou?

Sempre achei uma bobagem aquele nacionalismo bobo, o Brazil não conhece o Brasil, e tal, mas mesmo assim me surpreendo.

Quando é que eu virei “Peit”? Nessa semana, alguém me pediu o documento, perguntou: “Peit”? Eu disse: é. Na verdade, não é. Meu nome é Pait, de Hait, de Haiat, de Al-Haiat, alfaite.

Mas como o nome já migrou muito de língua, qual o problema que migre mais uma vez?

Sempre tirei o mais sarro dos americanos que tinham movimento anti-gay e anti-aborto. Aqui parecia que as pessoas só eram a favor, e o que era contrário era a acomodação, a tradição, a preguiça de mexer em qualquer coisa.

Nos Estados Unidos existem líderes anti-gay. Ícones. Mártires. Sempre achei ridículo. Tipo pasta de amendoim. Quando foi exatamente que esses líderes surgiram aqui? De onde veio esse último projeto de lei pró-estupro? De que país?

Brasileiro é o modo como se referem a um desses líderes: “Não foi na parada gay pra não estragar a chapinha.” Aí eu reconheço o meu país. O deboche. A alegria. A sátira.

Mas era bom a gente ficar de olho, pois o problema é que, ao contrário do que a Elis Regina resmungava, o Brasil não conhece o Brazil. Que está chegando – já chegou – de um modo avassalador, para o bem, fundamentalmente para o bem, mas também para a idiotice do consumismo, para o ranço insuportável da ideologização das relações pessoais, e para o que mais vier.

Desculpe o texto descuidado, era só pra lançar uma idéia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s