Whistleblowing protegidos e compensados: por que não aqui?

Vocês sabiam que nos EUA existem leis que não apenas protegem os funcionários que apontam corrupção em órgãos públicos e empresas, mas que determinam compensações financeiras para essas pessoas?

Esse não é um artigo, é apenas um rascunho com alguns links. Aqui vai o que encontrei rapidamente sobre whistleblowing na SEC: http://www.mondaq.com/unitedstates/x/134290/Dodd-Frank+Wall+Street+Reform+Consumer+Protection+Act/The+SECs+New+Whistleblower+Compensation+Rules. Aqui vai o artigo da Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Whistleblower. Se você sabe de alguém que não anda pagando o Leão, aqui vai: http://www.irs.gov/uac/Whistleblower—Informant-Award. Esse é o órgão federal geral que protege os whistleblowers, com formulários e tudo o mais: https://www.osc.gov. Na Inglaterra também os whistleblowers estão protegidos: http://www.inhouselawyer.co.uk/index.php/employment/8039-whistleblowing-in-practice-ten-years-on.

Alguém sabe de alguma iniciativa nacional para proteger as pessoas que acabam sendo cúmplices involuntários de atos desonestos aqui no Brasil? Ou essa é uma lei muito ficha limpa para emplacar aqui?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s