O Instituto FHC colocou na internet o vídeo de um debate que eles organizaram sobre Meios de Comunicação e Democracia na América Latina. O vídeo está nessa página.
Na primeira parte, falaram pesquisadores ligados ao Instituto, propondo regulações e até incentivos públicos, como se houvesse um dilema entre democracia e meios de comunicação. Na segunda parte falaram líderes políticos da região, trazendo nossos velhos problemas: ataques físicos e legais ao livre exercício da liberdade de expressão.
Foi o que tentei dizer na parte das perguntas e respostas: a tensão é entre democracia e América Latina (tensão, não exclusão), e não entre meios de comunicação e democracia moderna, que na verdade a antecedem. Então por que não assumir de vez o discurso liberal? Fiquei sem resposta…
Acho que já postei sobre o debate, mas essa recusa da defesa mais clássica da liberdade de expressão por setores políticos e intelectuais de quem se espera tal defesa me parece muito séria, muito grave, hoje na América Latina e especialmente no Brasil, por sua liderança regional.