Instituto FHC: buscando meio-termo entre liberdade e censura

O Instituto FHC colocou na internet o vídeo de um debate que eles organizaram sobre Meios de Comunicação e Democracia na América Latina. O vídeo está nessa página.

Na primeira parte, falaram pesquisadores ligados ao Instituto, propondo regulações e até incentivos públicos, como se houvesse um dilema entre democracia e meios de comunicação. Na segunda parte falaram líderes políticos da região, trazendo nossos velhos problemas: ataques físicos e legais ao livre exercício da liberdade de expressão.

Foi o que tentei dizer na parte das perguntas e respostas: a tensão é entre democracia e América Latina (tensão, não exclusão), e não entre meios de comunicação e democracia moderna, que na verdade a antecedem. Então por que não assumir de vez o discurso liberal? Fiquei sem resposta…

Acho que já postei sobre o debate, mas essa recusa da defesa mais clássica da liberdade de expressão por setores políticos e intelectuais de quem se espera tal defesa me parece muito séria, muito grave, hoje na América Latina e especialmente no Brasil, por sua liderança regional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s