Soube por acaso que as companhias de telefone terceirizam todos os serviços, de manutenção, instalação, tudo, e assim como nos cobram muito, também pagam pouco aos seus fornecedores, exercendo seu poder de mercado. No atendimento ao consumidor vemos isso com clareza: é ruim e desconectado do serviço telefônico.
Bem, pensei que deve ser muito fácil calcular o custo da chamada, já que todos os custos são terceirizados e como são concessões públicas talvez haja alguma transparência. Então aí vai uma sugestão de pauta para jornalistas ou para quem tem algumas horas sobrando e ficou curioso.
Um grupo de alunos fez um estudo sobre concorrência em telefonia celular. Chegaram à conclusão, talvez surpreendente, que o mercado é basicamente concorrencial. Não há indicação que as operadoras de celular se comportem como monopolistas. Se a telefônica não economizar tudo o que consegue, dá prejuízo.
Acho que o serviço é ruim porque é custoso, e as pessoas não tem muito dinheiro para pagar. É como a medicina no Brasil: com o que a média do povo gasta, não dá para pagar meia horinha por ano com os médicos que a gente conhece e respeita.
Ah, o trabalho deles entra na categoria “anywhere else it would be a PhD”.