Anúncio Universitário

No mês de fevereiro (entre 01/02 e 02/03/2012) estarão abertas as incrições para o programa de pós-graduação na Unesp de Marília, na área de Ciências Sociais e Relações Internacionais. O programa tem 4 linhas de pesquisa principais, e conta com professores que têm buscado levá-lo a um patamar mais competitivo no cenário nacional. Você pode encontrar mais informações no site da faculdade, em http://www.marilia.unesp.br/poscs.

Caso você esteja interessado em prestar o concurso e precise de mais informações, pode escrever para o meu email da Unesp: hpait@marilia.unesp.br. Caso conheça possíveis interessados, peço que envie esse post para eles e nos ajude a divulgar o programa. Na minha página da faculdade você encontra mais informações sobre minhas pesquisas: http://www.marilia.unesp.br/helopait. Eu gostaria muito de formar um núcleo que investigasse o papel dos meios de comunicação nas relações internacionais e seria ótimo para o programa ter bons candidatos trabalhando com temas tais como globalização, meios de comunicação e democracia.

Começar uma pós-graduação é uma decisão importante. Caso você esteja na dúvida, dê uma olhada no link “Formulários”, desista e vá tocar sua vida; financeiramente é a melhor opção. Caso você queira se dedicar aos estudos, seja para ingressar na carreira acadêmica ou para trabalhar no terceiro setor, em consultorias ou em outra atividade que exija uma especialização, passeie pelo link “Corpo Docente”: lá você vai encontrar o nome de meus colegas, gente que estuda coisas interessantes, se dedica ao que faz e trabalha para criar um programa bacana para os alunos.

Marília é uma cidade agradável. Não vou dizer que é uma Londres porque não é; mas é uma cidade fácil de viver, o povo é simpaticíssimo. Muitos de nossos alunos moram em outras cidades; alguns cursos, por exemplo, são quinzenais, o que pode ter suas vantagens se você tem laços fortes com outras cidade e não pode se mudar agora. Tá, estamos um pouco longe dos grandes centros de pesquisa. Mas hoje, com as facilidades de comunicação, você pode montar seu programa de estudos usando a bibliografia mais atualizada que houver e enriquecer o programa com as suas investigações. E a UNESP, que está entre as melhores universidades do Brasil, pelo ranking de Shanghai e por rankings nacionais, ainda conta com o apoio da Fapesp, agência estadual de fomento à pesquisa.

Uma coisa boa de Marília é que não vejo a luta de egos que me descrevem em outros lugares. Nas bancas de defesa e concursos, por exemplo, há sempre um diálogo colaborativo entre os professores e entre estes e os alunos, mesmo quando apontamos problemas nos trabalhos apresentados. Estamos sempre aprendendo. Nem eu acredito no que estou escrevendo, pois é tão raro isso, mas essa é a minha experiência em Marília. Até onde eu sei, suas idéias serão bem recebidas por seus professores, mesmo que elas os contestem. Então leia os nossos principais artigos, e se você achar que nosso trabalho pode inspirar você, vejo você no processo seletivo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s