Haifa, dia 15

Estou pegando o pique desse fim-de-semana canaanita. Então hoje, Yom Shishi, não riam, sexta-feira, ou literalmente dia sexto, não fiz nada. Acordei, meus hosts maravilhosos foram fazer compras numa aldeia drusa, mas o mercado aberto não estava funcionando então fizemos comprar num mercadinho, frutas, coisas de supermercado. Depois eles me deixaram na universidade, pois na correria ontem não consegui ver o pequeno mas impressionante museu arqueológico, tudo muito didático, a cronologia da região. Uma seção sobre a escrita, coisa que me impressiona. Sabiam que foi nessa região que foi criado o alfabeto fonético? Para simplificar a escrita, um alfabetozinho de 22 letras, qualquer analfabeto consegue aprender! Sabiam que o hebraico escrito na verdade veio do aramaico, e que o hebraico antigo mesmo não se usa mais? Êta coisa complicada.

Voltei para casa despreocupada, tirei fotos, almoçamos. À tarde nada. Ler o jornal na internet, numa bonita sala. Caçar alguns artigos com propostas de dois estados, um estado, cidadania para os palestinos, e coisa e tal. Não falta proposta boa. Mas vá combinar com os russos. Em Gaza estão apavorados pois Israel quer levantar completamente o bloqueio, virem-se. http://www.haaretz.com/magazine/friday-supplement/endgame-1.302128. E só. Conversar um pouco, comer coalhada árabe, sentar na varanda. Descansar das férias. À noite, jantar na casa de primos. Lembravam do meu irmão, mandaram abraços. Tirei fotos, falei um pouco em inglês, escutei hebraico, vida normal. Bairro bonito, mas vida cotidiana, filhos terminando a faculdade, indo para o exército, cuidar do jardim, refazer o deque.

E só. Telefonema do Serginho no final do jantar. Dia de descomprimir, sexta que é como um sábado, compras, relaxar. Sábado que é como domingo. Domingo que volto para Tel-Aviv. Já não penso mais na viagem de 87, em como teria sido. Estou aqui. É onde estou, agora.

Anúncios

2 respostas em “Haifa, dia 15

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s