Em 25 de janeiro…

No Twitter eu reclamei que essa casa não dá pra arrumar: é um terreno minado de emoções. Exemplo: um convite de uma exposição do meu pai, com o seguinte cabeçalho: “Lô – enfim cheguei.” E aí dava os detalhes da exposição. Ele não era bom de texto, mas de frase curta sim. – enfim cheguei. Ótimo, conciso. Demorei para entender onde ele havia chegado, é verdade, no meio do pó e de radiografias velhas. Mas quando entendi a frase realmente fica forte.

Agora veja esse recorte aí, de um jornalzinho do Mackenzie de outubro-novembro. 1949? 1950? Um texto de minha mãe sobre São Paulo, que estou pesquisando. Havia na verdade empacado em 1950, quase esperando esse texto. Ela também não era boa de texto, podem ver. Um emaranhado de clichés da época muito parecido com os seus colegas na coluna.

Falando da cidade do trabalho, da cultura, dos paulistas orgulhosos. Das gloriosas “bandeiras”, mas sem botar as aspas no gloriosas, como ela falaria um tanto depois da “gloriosa” revolução de 1964, arregalando os olhos para dar ênfase.

Agora, como meu pai ela era boa de frase curta, veja no texto: “Em 25 de janeiro de 1554 nasceu a cidade de São Paulo. Cresceu.”

Fui às comemorações de 25 de janeiro, nossos chichés são bons e continuam os mesmos. A diversidade, a realização, o progresso, o orgulho. Mas em uma palavra, e sem palavreado, é isso:

Foi fundada. Cresceu.

Anúncios

7 respostas em “Em 25 de janeiro…

  1. Esse conceito “ser bom de texto,” sei não. Hoje as crianças escrevem bem melhor. Um porque os professores censuram menos. Outro porque os livros que há para ler são muito melhores.

  2. as figuras nunca aparecem, nem no computador da minha casa, nem do da fgv, nem no da secretaria. só um xizinho no canto superior esquerdo.
    abs
    sgold

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s