Reitora da USP acusada de plágio?!?

Veja a matéria da Folha.

O plágio está presente em nosso cotidiano como educadores. Como não dou provas em sala de aula, apenas exercícios ao longo do curso e um trabalho final com pesquisa empírica, tudo para ser postado no Moodle, sempre há a possibilidade de que os alunos catem coisas na internet e postem no site como se fossem suas.

É uma pequena minoria que usa do recurso. A maioria, quando você explica o que quer e dá as condições para que aquilo seja feito, confia no próprio taco e apresenta textos de autoria própria, que me enriquecem pela qualidade e os enriquecem por terem aprendido que podem realizar uma pesquisa do começo ao fim.

E a minoria, o que a gente faz? Dá zero no exercício para mostrar a gravidade da coisa, e reprova se for no trabalho final. Ou seja, há um tempo de aprendizado das normas – nunca reprovei ninguém por plágio em exercícios ao longo do curso. Mas uma vez aprendidas, então a gente tem que ter rigor, pois caso contrário o trabalho dos que realmente fizeram a pesquisa fica desvalorizado. Não que o plágio melhore o texto; não é isso. O texto plagiado é sempre confuso, deslocado, impróprio não apenas eticamente mas também conceitualmente.

Já dei segunda change em plágio no trabalho, já aconteceu. Era uma turma um pouco fraca, e houve muitos casos. Dei uma bronca solene, e a partir daí quem se mexeu para consertar o texto teve uma segunda avaliação. Um grupo não tinha feito um plágio “total”, ou seja, o trabalho empírico havia sido feito, com visitas a uma favela e conversas com jovens moradores a respeito de sua relação com o rap. O plágio tinha vindo na parte teórica, no resumo de autores vistos no curso. Um desses alunos, eu vim a saber depois, faleceu. Não sei o que houve, não consegui me informar, já estava longe. Recebi apenas um email informando, e às vezes penso nele com tristeza.

Bom, o caso da reitora: é gravíssimo. Garanto para vocês que não é fácil ser dura com o plágio. Alguns entendem, mas outros não e criam processos que se arrastam na burocracia acadêmica no caso das públicas, e podem causar a sua demissão no caso das privadas. Uma aluna minha ficou tão envergonhada quando a peguei que eu não consegui nem pronunciar a palavra plágio na conversa que tive com ela. Ela sabia que estava errada, e ficamos as duas envergonhadas, constrangidas. Mas não é sempre assim. Há as que não compreendem de modo algum o que mesmo há de errado com catar um texto da internet e botar seu nome embaixo. E meu trabalho?, me perguntou uma outra aluna, uma vez. Não conta? O trabalho de roubar.

Então o caso da reitora da maior universidade do Brasil é gravíssimo. Eu acho que merece um afastamento da função até o relatório da comissão de ética e a posterior punição, para evitar suspeita de ingerência da administração universitária nos trabalhos da comissão. O que ela roubou dos pesquisadores do Rio de Janeiro eu não sei; para isso é que há a comissão de ética. O que ela roubou de mim eu sei: entrou na minha sala de aula, e tirou de mim sem pedir licença nem nada mais um argumento contra o plágio. Ainda tenho muitos, entretanto, e vamos tocando com o que temos. Sem roubar.

 

3 respostas em “Reitora da USP acusada de plágio?!?

  1. Concordo que não dá para haver uma investigação acima de suspeita com a reitora no cargo. O caso de plágio na Física no ano passado não foi bem esclarecido, e ficou a impressão de que a reitoria tentou controlar a divulgação do relatório da comissão de ética. Além disso tem eleição para reitor nas próximas semanas e vários candidatos tem ligação com a reitoria – pode ficar a impressão de que o relatório do caso da reitora entrou como moeda de troca na briga por votos. A reitora precisa se afastar para evitar que o nome da universidade fique manchado. Mesmo que a investigação não indique responsabilidade pessoal da reitora, se ela estiver no cargo a investigação não terá credibilidade.

  2. em momento eleitoral, o uso politico de uma acusacao ainda não comprovada nao pode ser subestimado. se a reitora se afastar e a oposicao ganhar, é o processo eleitoral que não terá credibilidade.
    pra piorar, imagino que até a divulgação do relatório da comissao de etica, a eleicao já vai ter passado.
    em suma, as coisas podem ser um pouco mais complexas. ou não, claro. bzzz.
    abs
    sgold

Deixe um comentário

