Mais um motim

Os alunos falaram de todas as suas insatisfações político-pedagógico-metodológico-literário-ético-conceituais ao meu curso, e escutei-os pacientemente por quase uma hora. Justificava serenamente cada atitude questionada. Ao fim, disse, puxa, sabiam que eu não esperava mais um motim na terceira aula, como foi no ano passado?

Eles riram, depois me disseram que a idéia de um motim quebrou o gelo.

Eu me perguntei por que ando indiferente, vendo a classe em polvorosa e enxergando “mais um motim de terceira aula”. Sei que ao final vão fazer bons trabalhos e me agradecer, parte envergonhados, parte a contragosto. Essa serenidade, é coisa boa? Ou envelheci?

Mas por que o motim?, me perguntaram as amigas. Bem, em parte sem razão, pois apenas apresentei o curso na primeira aula, discuti um conto de Clarice na segunda e pedi que eles escrevessem uma apresentação pessoal no site para a terceira aula. Aí o motim, às nove da manhã de sexta-feira, aproximadamente.

Em parte, cobertos de razão. Como é que alguém vem e diz que a língua é um instrumento de comunicação, e que a sala de aula pode ser rica, e que eles vão escrever textos bárbaros ao fim do semestre, logo agora no final do curso quando já acreditavam não poder fazer nada, não confiar em ninguém.

Portanto falei coisas indignas. Sem querer abusar da Clarice, tirei a terceira perna e esbravejaram. No conto estudado, uma menina tem uma epifania – cada vez mais detesto essa palavra, o que ela teve em português foi um puta enjôo – por que descobre que o professor acreditou nas tolices dela.

Não foi uma epifania, foi mais um motim mesmo, com líderes de nariz em pé e seguidores mais e menos confiantes. Mas acho que foi como no conto, eu disse que ia acreditar em suas tolices.

Anúncios

2 respostas em “Mais um motim

  1. Oi Helo,Sabes que eu adoraria, acho, ter um conto de Clarice para ler. Mas ela vai no âmago do ser (que coisa brega, mas a vida é meio brega) e não são muitos que estão dispostos a isso, especialmente no último ano. Mas, de fato, é um treinamento para o trabalho, pois querem saber quem você é, quais são as suas expectativas etc. Aí, motins são inevitáveis. Bom que riram. É um bom começo. Bj, karla

  2. Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the < HREF="http://vinho-brasil.blogspot.com" REL="nofollow">Vinho<>, I hope you enjoy. The address is http://vinho-brasil.blogspot.com. A hug.< HREF="3163160627" REL="nofollow"><>

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s