76 alunos

Queria empurrar todas as minhas aulas para o segundo semestre e passar o primeiro pensando na vida; não deu.

Como teria que ir para Araraquara anyway, acabei oferecendo uma optativa, batizei de mídia e globalização.

76 alunos se inscreveram. O site já está pronto. Às vezes entro nele, ainda vazio. Em um mês haverá 76 alunos lá. Talvez menos, acho que quando eu explicar o que é o curso, e dizer que não basta ter lido uma vez um artigo na Caros Amigos sobre o assunto, um povo vai sair.

Mesmo assim, 76 me impressionou. Quem são? O que esperam? O que vão exigir de mim, como se assim fazendo exigissem do mundo?

76 vozes, jeitos de escrever, comportamentos em aula. Nunca dei um curso para tanta gente. Juntos, vão virar uma pasta indistinta? Ou ainda haverá o atento do fundo, o radical que não lê os textos, o tímido que desabrocha, a menina enfadada?

Faço contas: se eu mantiver o número de alunos por grupo, periga ter 25 trabalhos para orientar. Assusto eles na primeira aula, digo que o curso reprova? Ou encaro como se fosse um passeio?

Vou fingir que está tudo sob controle. Que quem carrega um arenque carrega um menir. Vou entrar na sala de aula no piloto automático, vou rezar para ter 76 assistentes.

Anúncios

4 respostas em “76 alunos

  1. Vá em frente e dê o seu curso. Bom para estudante é professor que dá aula do jeito que quer e gosta, não professor que se desincumbe da ementa, nem professor que tenta adivinhar o que os outros acham que devia ser feito.

  2. Huve uma epoca em que esse era o numero medio de alunos que eu tinha matriculados por turma. Em sala de aula vinham uns 40-50. No dia da prova apareciam todos. ja’ cheguei a ter 102. A minha reflexão ‘a epoca era a de que decisoes da universidade, como o numero de alunos em sala de aula, condicionavam o tipo de aula que os professores podiam oferecer. Nao cheguei aos testes de multipla escolha, mas foi por pouco. boa sorte,sgold

  3. Em tempo:Um colega meu resolveu aumentar muito a dificuldade do curso para, entre outros motivos, reduzir o numero de alunos em suas turmas. A estrategia depende, obviamente, do tipo de contrato de trabalho entre o professor e a IES. Depende, tambem, se a faculdade e’ publica ou privada.absSgold

  4. Primeiro é uma glória ter 76 alunos interessados em uma optativa. Parabéns ! Pela numerologia, vamos lá 76 = 7+6 = 13 = 1+3 = 4, que é o número do trabalho, organização, planejamento, método. Acho que vai ser muito rico para ambos, professor e alunos. Para quem levou alunos da FAAP na feira para aprender economia, é pinto. Sorte !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s